A importância da Avaliação Comportamental
A avaliação comportamental é uma ferramenta da área da psicologia utilizada para observar, descrever, explicar e prever o comportamento de indivíduos. As avaliações comportamentais também estão sendo usadas fora do ambiente clínico, especialmente nos setores educacionais e corporativos, considerando sua natureza perspicaz e preditiva.
De traços genéricos de personalidade e orientação de atendimento ao cliente bem como o modo de pensar no local de trabalho, a disposição para aprender e obter capacidade de liderança, a avaliação comportamental compreende a personalidade do indivíduo e o ajuda a avaliar seus diferentes aspectos internos.
É um teste muito confiável, que permite às empresas contratarem com mais segurança novos colaboradores para o ambiente. Gostaria de entender mais sobre a importância da avaliação comportamental e seus principais benefícios para sua carreira e vida pessoal?
Continue essa fantástica leitura e venha descobrir como anda o seu desempenho profissional!
O que é avaliação comportamental?
A avaliação comportamental é um estudo estruturado e uma análise do comportamento de uma pessoa usando vários métodos, tais como entrevistas, supervisão direta e auto-observação. É um processo de explicação e previsão do comportamento humano com a ajuda de um profissional especialista na área empresarial, cada vez mais comum em ambientes educacionais, clínicos e corporativos.
Geralmente, a avaliação comportamental é associada para fins de recrutamento e desenvolvimento, avaliando as competências essenciais e necessárias para realizar o trabalho dentro de uma organização. O processo de avaliação comportamental exige dos candidatos que exibam competências comportamentais em uma ou mais tarefas ligadas à sua responsabilidade no trabalho e simulará uma situação real no local de trabalho. Ou seja, a avaliação comportamental ocorre quando os candidatos recebem uma série de ambientes de trabalho simulados com prováveis ações a serem tomadas. Eles devem optar pela melhor opção ou classificar as atividades possíveis com base em sua eficácia.
Já os testes comportamentais avaliam as competências comportamentais, sendo estas os conhecimentos, habilidades e traços de personalidade de um indivíduo.
Essas competências são elementos críticos de um trabalho, evidentes no comportamento no local de trabalho e observados pelo especialista. Além disso, variam entre os diferentes cargos e níveis de trabalho. Por isso, ocorrem por meio de uma combinação única de testes comportamentais, cujos resultados podem fazer maravilhas quando se trata da força de trabalho.
Das etapas de avaliação comportamental, o especialista irá:
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Determinar o comportamento do indivíduo em questão;
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Reunir informações sobre seu comportamento;
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Encontrar a razão por trás deste comportamento;
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Elaborar um programa de intervenção para erradicar o comportamento negativo atrelado ao indivíduo.
Empresas em todo o mundo realizam avaliações comportamentais durante seus processos de contratação, especialmente durante a fase de entrevista, selecionando apenas os candidatos mais adequados. Os entrevistadores avaliam as habilidades de problemas do candidato, bem como sua aptidão cultural, pontos fortes e fracos, etc., por meio de diferentes processos.
A avaliação comportamental é realizada para diversos fins. Mas, resolver a questão comportamental do indivíduo é a agenda principal por trás da avaliação comportamental. Alcançar a base de seu comportamento e retificar qualquer ‘’anomalia’’ que faça com que o comportamento mude é o objetivo básico de tal avaliação.
A importância da avaliação comportamental
Os ambientes de trabalho estão em constante evolução e a pandemia acelerou o ritmo das atividades rotineiras. A maioria dos funcionários teve dificuldade em manter sua motivação e gerenciar seus níveis de estresse, fatores que acabaram por afetar a produtividade de seu trabalho. Mas, por outro lado, alguns outros funcionários mostram ótimos desempenhos, demonstrando um impulso excepcional para garantir o seu crescimento na organização?
O que diferencia estes funcionários? O seu comportamento diante situações inesperadas e sua preparação para lidar com novos ambientes e desafios!
Agora, imagine ser o gerente de uma equipe remota durante o atual período. Sua equipe precisa de processos simplificados para tarefas específicas, mentalidades justas e concebíveis de liderança e uma pessoa de autoridade para discutir iniciativas pessoais e crescimento de jornada: você está preparado para ser essa pessoa?
É assim que a avaliação comportamental funciona. É através dela que o gerente ajuda a reconhecer o ‘’como fazer’’, ‘’o que fazer’’, ‘’por que fazer’’ por trás de cada comportamento em sua equipe, permitindo as contratações certas, o desenvolvimento dos funcionários certos e a tomada de decisões sobre os futuros líderes da organização. Além disso, as avaliações comportamentais são orientadas para resultados de combinação das tendências comportamentais de um indivíduo às suas demandas de trabalho, levando a uma ampliação de seu conhecimento no ambiente de trabalho com sua satisfação como funcionário.
Você, no papel de gestor, por exemplo, deve saber como seus funcionários respondem gatilhos específicos e se comportam em certas situações, tornando isso uma vantagem para sua organização. Isto porque o comportamento de seus funcionários pode impactar profundamente a trajetória de sua empresa. Portanto, fica implícito que entender o comportamento deles desde o início protege sua organização de perdas potenciais, simultaneamente impulsionando o processo de desenvolvimento ao identificar possíveis oportunidades de crescimento.
A avaliação comportamental também desempenha papel importante no desenvolvimento da liderança e no planejamento da sucessão. O processo fornece uma oportunidade brilhante para as organizações reiterarem sua visão e valores, além de identificar os funcionários que compartilham essas ideias. Dessa forma, a avaliação emprega e mede as competências da organização, identifica lacunas de habilidades, cria planos de treinamento, contribui para a meta de otimização da força de trabalho e garante seu sucesso futuro.
É uma ferramenta extremamente valiosa para desenvolver indivíduos, orientar suas jornadas e construir propósitos mais firmes, além de contribuir em seu comportamento diante situações e avaliar feedbacks de maneira mais assertiva.
Conheça-me para se conhecer mais!
Eu sou Paulo Oliveira, especialista na área empresarial e possuo experiência de mais de 20 anos em gestão comercial em grandes multinacionais de telecomunicações e tecnologia. Atuo há mais de 5 anos como Coach e Consultor Empresarial e minha missão é trazer para pequenas e médias empresas ferramentas e metodologias que as ajudem a crescer com lucratividade, potencializando o que ela tem de mais valioso: as pessoas.
Por meio da avaliação comportamental, consigo decifrar e decodificar os comportamentos de pessoas e fornecer o papel mais importante de suas carreiras e vida pessoal – tudo de acordo com suas características e quais consequências estarão presentes na jornada.
Qual é o perfil comportamental de seus colaboradores hoje?
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