Empresas que fecham por má gestão do fluxo de caixa – Não faça parte dessa estatística.

Fluxo de caixa é um conteúdo fundamental para organizações de diferentes segmentos e tamanhos. Quando esse assunto não recebe a atenção que precisa, pode se tornar um dos grandes vilões empresariais. Pois está essencialmente ligado ao planejamento e à gestão das finanças.

Para entender como se prevenir da má gestão financeira, que nos dias atuais é um dos grandes vilões das micros e pequenas empresas. Continue a leitura!

Embora o Brasil tenha um número expressivo de crescimento de micro e pequenas empresas, demonstrando que estamos nos tornando um país empreendedor, ainda existem deficiências na gestão empresarial.

As principais dificuldades enfrentadas são a falta de melhoria dos produtos/serviços e a falta de gestão financeira, principalmente do fluxo de caixa.

O que é fluxo de caixa?

Primeiro é preciso entender o que é o fluxo de caixa:

É uma ferramenta que controla todo fluxo financeiro durante um determinado tempo específico, auxiliando na gestão, na preparação, na assistência, no crescimento e na operação do negócio.

Por fluxo financeiro, entende-se pela entrada de dinheiro (venda de serviços, produtos e faturamentos) e pela saída também (gastos com o fornecedor, reparos em equipamentos, aluguel e etc).

Consequência da má gestão financeira

Um dos motivos de micro e pequenas empresas estarem fechando, tem sido pela falta de gestão financeira, e consequentemente a carência do fluxo de caixa.

Segundo uma pesquisa realizada pelo SEBRAE, 50% das micro e pequenas empresas fecham por mal planejamento do capital, falta de lucro e inadimplência

A solução muitas vezes é simples como, um simples relatório semanal ou mensal de fluxo de caixa auxiliaria a entender os resultados da organização, monitorando o capital de giro a supondo o prejuízo ou lucro do mês, e também servindo de ajuda nas tomadas de decisões estratégicas.

A empresa pode sofrer algumas consequências até mesmo graves, por não ter um controle do fluxo de caixa:

  • Não ter uma programação financeira confiável;

  • Receber dinheiro de vendas, mas não ter um controle para onde vai o dinheiro;

  • Ficar exposto a possíveis mudanças de mercado;

  • Não conseguir calcular em quanto tempo terá uma sobra de caixa.

Sendo assim, para não constar nas pesquisas de mortalidade de empresas do SEBRAE, é preciso ter uma gestão funcional do seu fluxo de caixa. Essa ação reduzirá muito mais as chances do seu negócio fechar ou até mesmo falir

Precisa entender melhor como funciona um fluxo de caixa? Entre em contato comigo agora mesmo, e conheça a minha consultoria empresarial, com foco em estruturar sua empresa e torná-la um diferencial no mercado!

#Coaching #Avaliação Comportamental #Bussiness #Comportamento
#Consulta Empresarial #Gestão #metas #Vendas